SISUTEC 2020: Inscrições, Cursos e Vagas Abertas, AQUI

Por meio de um processo seletivo, o SISUTEC 2020 oferece o financiamento de cursos técnicos em instituições privadas, e oportunidades nas escolas públicas. A participação no SISUTEC 2020 vai depender da liberação de novas vagas, feitas pelo MEC e Governo Federal. O acesso para as inscrições e escolha de cursos são online, no site do programa.

SISUTEC 2020

SISUTEC 2020

Como funciona o SISUTEC?

Com o mesmo método de seleção do original SISU, oferecido para o ensino superior. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). 

A proposta é possibilitar o acesso ao ensino técnico de forma gratuita, para aqueles que não possuem condições de financiar o curso. E aos que pontuaram de forma positiva no ENEM.

As seletivas são online, sempre com base nas notas da prova que funciona como um vestibular para o acesso as vagas. Durante a inscrição, os candidatos escolhem o curso, localidade e instituição que desejam estudar.

✓ Veja como fazer as inscrições do ENEM 2020

Todo o processo até a classificação é online, e pode ser monitorado e realizado no site do SISUTEC 2020. Apenas a matrícula é presencial, diretamente na unidade em que foi classificado.


Cursos do SISUTEC 2020

Atualmente, a busca por cursos técnicos tem crescido. O interesse está muito próximo dos índices para cursos de graduação. Principalmente quando a comparação inclui a estabilidade do mercado de trabalho.

As opções de cursos do SISUTEC 2020 incluem uma extensa lista, com gostos vocacionais diferentes. Atendendo a diferentes demandas do cenário de emprego brasileiro.

Os candidatos podem escolher por cursos como:

  • Técnico em Segurança do Trabalho;
  • Técnico de Enfermagem;
  • Técnico de Mecânica de Autos;
  • Técnico de Usinagem;
  • Técnico de Solda;
  • Técnico de Informática;
  • Técnico em Estética;
  • Técnico de Nutrição e dietética;
  • Técnico de Meio Ambiente;
  • Técnico em Turismo;
  • Técnico em Hotelaria;
  • Técnico em Eletroeletrônica;
  • Técnico em Administração;
  • Técnico em Secretariado;
  • Técnico em Agronegócio;
  • Técnico em Eventos.

As instituições que oferecem essas opções e são parceiras do programa, estão espalhadas por todo o país. São escolas de administração federal ou instituições privadas do sistema S. Isso quer dizer, locais como o SENAI, SENAC e SESI.


Inscrições SISUTEC 2020

As inscrições SISUTEC 2020 devem ficar disponíveis duas vezes ao ano. No início de cada semestre, ou seja, em janeiro e junho. O acesso é gratuito e online, na página do SISUTEC.

✓ Participe de mais programas:

Para se cadastrar é preciso inserir login e senha que foram criados durante o ENEM. Caso tenha esquecido a senha, o próprio portal permite o acesso para redefinição da mesma.

Na ocasião, existe a possibilidade de escolher até duas opções de cursos. Mas, o candidato é classificado apenas para um deles. Isso é, no fim do processo seletivo o jovem não vai precisar escolher entre uma ou outra opção de matrícula.

Escolher mais de um curso ajuda a aumentar as chances de ingresso. Quem não se classificar na primeira chamada, pode se inscrever para a lista de espera. Em que são disputadas as vagas remanescentes.

 


Vagas do SISUTEC 2020

O sistema faz parte de uma série de ações oferecidas pelo PRONATEC. E por isso, possui como uma das suas finalidades, aumentar o acesso ao ensino técnico no país.

 

As vagas SISUTEC 2020 são oferecidas a todos os brasileiros, com mais de 17 anos e que participaram do ENEM no ano anterior ao de inscrição.

De acordo com as regras e legislação de funcionalidades, do total de oportunidades, 85% é destina aos cotistas. Pessoas que estudaram na rede pública de ensino, são autodeclaradas como negros, pardos e índios.

Esse tipo de política busca igualar a disputa. Na última edição do programa, foram disponibilizadas 239.792 vagas gratuitas para todos os concorrentes.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

SISUTEC 2020: Inscrições, Cursos e Vagas Abertas, AQUI