SisFIES 2020: Inscrições, Acesso ao Portal, Regras FIES

O SisFIES 2020 é um portal de acesso as informações do programa de financiamento estudantil. Por meio do SisFIES 2020 os candidatos criam seu login, preenchem a ficha de inscrição, e mais tarde podem consultar sua classificação na disputa. O site é gratuito, e pode ser navegado de qualquer aparelho conectado à internet.

SisFIES 2020

SisFIES 2020

Como funciona o FIES 2020?

Criado pelo Governo Federal, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa aplicado duas vezes por ano. Seu objetivo é custear a formação dos alunos, e receber pelo pagamento tempos depois.

Dezenas de unidades particulares aceitam inscrições por intermédio do FIES 2020. A seleção tem como base a nota conquistada no ENEM 2020. Devendo ser superior a 450 pontos na prova objetiva, e mais que zero na redação.

Todos aqueles que participaram a partir da edição de 2010 podem se inscrever. O curso é pago pelo governo, e após a formatura o profissional inicia o pagamento. Podendo facilitar as prestações em até 14 anos.

O público inscrito foi dividido em duas modalidades de disputa, conforme seu perfil socioeconômico:

  • Novo Fies: para quem tem renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. O financiamento tem juros zero;
  • P-Fies: estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa. O juros vai depender do banco.

Portal SisFIES 2020

O acesso ao portal SisFIES 2020 é permitido para todos aqueles que desejam saber mais sobre o funcionamento do programa. O site reúne informações importantes sobre inscrição, condição de financiamento, aditamento e etc.

✓ Veja como se sair bem no ENEM com as dicas abaixo:

Um pouco mais completo do que o recente portal, Novo FIES. No SisFIES são destacadas orientações técnicas, sobre as regras que englobam o processo de seleção e concessão do benefício.

Hoje, qualquer um dos dois sites permitem que seja feita a inscrição e consulta por instituições participantes. A diferença é que o painel mais recente também está didático, com vídeos institucionais e passo a passo.

Por meio do SisFIES é possível encontrar informações sobre:

  • Inscrições;
  • Condição de financiamento;
  • Simulação de financiamento;
  • Aditação;
  • Renegociação de dívida;
  • Instituições participantes;
  • Distribuição de vagas.

Regras de seleção do FIES

Quando faz sua inscrição no SisFIES, o candidato entra no processo seletivo para a distribuição de vagas. O primeiro passo para se inscrever é ter feito o ENEM a partir de 2010, e informar seus dados para que o sistema encontre sua pontuação cadastrada.

As regras de seleção do FIES 2020 classificam aqueles que obtiveram as melhores pontuações, com base nos inscritos para o mesmo curso, turno e universidade.

São reservadas cotas para o recebimento de pessoas negras, pardas, índios e oriundos da rede pública. Proposta garantida em lei, e válida para todas as instituições cadastradas e para as oportunidades disponíveis.

Embora seja classificado, o candidato também vai precisar comprovar que mais tarde terá condições de arcar com o valor de pagamento. Seja por sua própria renda, ou utilizando como garantia o nome de um fiador. Uma pessoa que se responsabiliza por sua dívida.

Normalmente, o fiador é o pai, mãe, tio, avô, padrinho. Pessoas de convívio familiar, que devem apresentar seus documentos durante a seleção na agência bancária. Mas, respeitando o limite de contemplação para quem tem renda familiar de até 5 salários mínimos por pessoa.


Inscrições SisFIES 2020

No período indicado, normalmente em janeiro e julho, o portal fica disponível para as inscrições SisFIES 2020. O processo é bem simples, e vai depender do preenchimento dos campos com os dados pessoais.

Durante esse processo, o candidato pode escolher até 3 opções de curso, turno e universidade. Aumentando suas chances de contemplação. Além de responder a um questionário socioeconômico.

Aprenda como acessar o portal para inscrição:

  • Acesse o site do SisFIES e clique em “Saiba como Fazer sua Inscrição”;

SisFIES 2020

  • Informe os dados caso já tenha acessado o portal antes. No primeiro cadastrado, acesse o link destacado em azul;

SisFIES 2020

  • Preencha os campos e clique em “Enviar” para iniciar a inscrição.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

SisFIES 2020: Inscrições, Acesso ao Portal, Regras FIES