Resultado ENEM 2020: Quando Sai a Nota do ENEM, Consulta

Os participantes da principal prova do país esperam ansiosos pelo resultado ENEM 2020. A divulgação do gabarito poucos dias depois da realização do Exame não indica o resultado ENEM 2020. Isso porque o método de avaliação depende não apenas do número de acertos, mas do peso de cada questão! 

resultado ENEM 2020

Resultado ENEM 2020

Sobre o funcionamento do ENEM

Aplicado todos os anos para milhões de brasileiros, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal prova do país. Utilizado como vestibular por dezenas de universidades públicas de âmbito estadual e federal.

O objetivo da prova é avaliar as competências e habilidades dos estudantes do Ensino Médio. Trazendo 180 questões e uma redação argumentativa que fazem parte da grade curricular desse ciclo. São 90 questões em cada dia de prova.

As ENEM 2020 inscrições acontecem no mês de maio, antes disso os interessados em solicitar a isenção da taxa de R$85 devem registrar interesse no site do ENEM 2020. Será preciso criar um login e senha de acesso.

Depois de participar do Exame, e consultar o resultado ENEM 2020, os estudantes poderão usar a nota em sistemas como:

  • SISU 2020: seleção de alunos para universidades públicas;
  • PROUNI 2020: oferecimento de bolsas de estudos parciais e integrais em universidades particulares;
  • FIES 2020: financiamento de cursos em universidades particulares.

Confira como funciona o ENEM assistindo ao vídeo produzido pelo INEP que mostra os bastidores da véspera da prova.

Cronograma ENEM 2020

resultado ENEM 2020

Uma das principais informações sobre o funcionamento da prova está descrita no cronograma ENEM 2020. Os candidatos devem ficar atentos para não perder nenhum período.

As etapas devem ser corretamente cumpridas, pois o MEC não costuma alterar as datas. Os períodos indicam:

  • Março: publicação do edital;
  • 01/Abril a 10/Abril: solicitação da isenção da taxa de inscrição;
  • 17/Abril: resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição;
  • 06/Maio a 17/Maio: inscrições;
  • 03/ Novembro e 10/Novembro: aplicação das provas;
  • Janeiro: divulgação dos resultados individuais.

A data da postagem dos resultados ENEM 2020 ainda não foi informada pelo INEP ENEM 2020 e MEC. Quando houver o anúncio esse artigo será atualizado.

Método de correção ENEM 2020

O método de correção ENEM 2020 se difere de outros vestibulares, pois não utiliza apenas o número de acertos do candidato. Dessa forma, interfere no resultado ENEM 2020.

Todas as 180 questões possuem grau de dificuldade específico, algumas são mais complexas que outras. No momento de corrigir as provas é analisado quais questões registraram menos acertos, porque possuem maior grau de dificuldade.

Um candidato que de 10 questões acertou 4 consideradas complexas e errou 6 questões definidas como fáceis, pode obter nota maior do que o estudante que respondeu corretamente as 6 perguntas fáceis, mas errou as 4 difíceis.

Esse método é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI) e busca diminuir as chances de pontuação daqueles que preferem “chutar” as respostas. Mas, valorizam os estudantes que se esforçam e mantém a linha de questões corretas.

O processo é um pouco complexo, e impede que o candidato saiba o quanto pontuou antes de ter acesso ao resultado individual. O Youtuber Umberto Mannarino ensina como funciona o método TRI e dá dicas de como responder as questões da prova pensando na correção.

Consulta resultado ENEM 2020

Depois da correção, o sistema ainda faz a média entre a pontuação de todos os conteúdos e da redação ENEM 2020 para obter a nota final. Por isso, é importante conquistar uma nota legal na maior parte dos conteúdos e na dissertação.

Para saber como foi seu desempenho os participantes realizam a consulta resultado ENEM 2020. O processo é feito na Página do Participante e basta inserir o login e senha de acesso.

Aprenda como:

resultado ENEM 2020

  • No menu de opções escolha ‘Resultado’ e tenha acesso a pontuação.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Resultado ENEM 2020: Quando Sai a Nota do ENEM, Consulta