PROUNI 2020: INSCRIÇÕES, Lista de Espera, Resultado Prouni

A oportunidade de conseguir uma vaga gratuita em uma instituição de ensino privada tem intermédio do PROUNI 2020. O programa do governo atua como selecionador de pessoas que fizeram o ENEM e se inscrevem no PROUNI 2020 para conseguir o ensino superior gratuito!

PROUNI 2020

PROUNI 2020

Entenda o PROUNI

Criado pelo Governo Federal em 2004, o Programa Universidade para Todos (PROUNI) é uma iniciativa que visa beneficiar aqueles que não têm condição financeira de arcar com o curso superior em uma instituição particular.

O programa concede bolsas integrais, ou parciais com até 50% de desconto, em cursos disponíveis nas universidades parceiras do programa. O critério para a seleção dos candidatos é a nota do ENEM.

Para conseguir se inscrever é preciso ter pontuado mais de 450 em cada disciplina, e mais do que zero na redação do ENEM. Cursos mais disputados têm notas de corte maior.

Duas vezes ao ano o programa fica disponível para inscrição. O cadastro é totalmente gratuito e feito exclusivamente de forma virtual. Na ocasião, o candidato deve informar login e senha criados no momento das inscrições ENEM.


Quem tem direito ao PROUNI 2020?

A direção do programa, administrada pelo Ministério da Educação (MEC), criou regras sobre quem pode se inscrever no PROUNI 2020. Dessa forma, especifica o público e a distribuição das vagas.

De acordo com a política do programa, são aceitas inscrições de:

  • Estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola;
  • Estudantes com deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;
  • Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  • Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

PROUNI 2020


Inscrição PROUNI 2020

De acordo com o calendário pré determinado, a inscrição PROUNI 2020 acontece do fim de Janeiro ao início de Fevereiro para o primeiro semestre. É totalmente gratuito e via internet.

✓ Conheça ainda o portal MecFlix 2020

Na ocasião, os candidatos devem inserir o login e senha criados durante a inscrição no ENEM do ano anterior. Caso não se recorde, pode acessar o link que ficará disponível para a recuperação da senha.

Em seguida, devem ser escolhidas duas opções de curso, turno e instituição, por ordem de preferência. Com a nota conquistada o candidato pode se classificar para uma das opções escolhidas.

Aprenda como deve ser feita a inscrição:

  • Acesse o site do PROUNI e clique na opção ‘Fazer inscrição’;

  • Agora, preencha os campos com as informações solicitadas;

  • Nessa etapa o candidato deve inserir todas as informações solicitadas para o sistema. E escolher as opções de cursos que desejar.


Resultado PROUNI

De acordo com o cronograma oficial, a postagem do resultado PROUNI 2020 deve acontecer a partir da primeira semana de fevereiro. Quando é liberada a primeira chamada.

Ao todo, são duas chamadas regulares e a lista de espera PROUNI 2020. A seleção é feita utilizando como critério as melhores pontuações no ENEM. E há disputa por ampla concorrência, ou política de cotas para negros, pardos e índios.

Quando comprovar que foi selecionado, o estudante deve comparecer até a universidade escolhida com documentos que comprovem as condições pelas quais ele concorreu durante a seleção. Sempre seguindo o calendário.

Aprenda como deve ser feita a consulta por resultado:

  • Na página do PROUNI selecione ‘Ver resultado’;

PROUNI 2020

  • Informe os dados de login;

PROUNI 2020

  • Verifique se conseguiu a vaga desejada.

PROUNI 2020

Aqueles que não forem selecionados na chamada regular podem se inscrever na lista de espera, em que ficam disponíveis as vagas remanescentes.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

PROUNI 2020: INSCRIÇÕES, Lista de Espera, Resultado Prouni