Nota ENEM 2020: Veja sua nota ENEM 2020

A nota ENEM 2020 representa o esforço e dedicação dos participantes. O resultado apresentado na nota ENEM 2020 pode ser utilizado na busca pela graduação gratuita, ou até mesmo para o autoconhecimento e avaliação. Entenda como funciona a metodologia de correção das questões objetivas e redação.

Nota ENEM 2020

Nota ENEM 2020

Entenda a importância do ENEM 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é o principal vestibular do Brasil. Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com auxilio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).

O objetivo principal do Exame é o de avaliar o desemprenho dos alunos que concluirão a 3° série do Ensino Médio naquele ano. Existe ainda a possibilidade de participar da prova como treineiro, cursando séries anteriores.

Com o resultado da prova, de acordo com o edital do ENEM 2020 o estudante pode buscar por uma vaga no ensino superior ou ensino técnico, tendo a oportunidade da conquista pelo curso gratuito.

Por intermédio do Governo Federal, os participantes podem se inscrever em programas como:

  • SISU: para vagas em instituições públicas, de âmbito estadual e federal;
  • PROUNI: bolsas integrais e parciais em instituições privadas;
  • FIES: financiamento de cursos promovidos por instituições privadas.

O critério para seleção dos inscritos nos programas é a pontuação conquistada na prova. Por isso, quanto maior a nota ENEM 2020 mais chance de se classificar.


Prova do ENEM 2020

A prova do ENEM 2020 é aplicada todos os anos, sempre no fim do período letivo, em meados de novembro.

Devido a extensão do exame e a grande quantidade de inscrições ENEM 2020, os participantes têm dois domingos consecutivos para responder as questões.

A estrutura da prova é composta por 180 questões objetivas, divida por 4 conteúdos com 45 questões cada. E mais uma redação dissertativa sobre um tema atual.

Os participantes resolverão as problemáticas e farão interpretações de texto, de acordo com o cronograma que divide a prova:

Prova 1:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Redação.

Prova 2:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Os participantes têm 5h30 para a solução da prova no primeiro dia. E 5h para o segundo domingo. Os portões fecham às 13h e o Exame começa às 13h30, sempre seguindo o horário de Brasília.

Nota ENEM 2020

O corpo de professores que corrige as provas e define a nota ENEM 2020 por candidato, utiliza uma metodologia de avaliação diferente dos vestibulares comuns.

É que não são consideradas apenas as questões respondidas corretamente, mas é tido como base a Teoria de Respostas ao Item (TRI). Os candidatos são avaliados individualmente, conforme a escala de proficiência.

Essa escala classifica as questões em mais difíceis e mais fáceis. Quanto mais coerência nas questões respondidas corretamente, maior será a nota. Por isso, o próprio MEC divulga uma média entre a nota mínima e máxima por conteúdo.

Acredita-se que quanto mais participantes acertarem uma questão, o peso desta é menor, pois pode ser classificada como fácil.

Por isso, o estudante não é avaliado individualmente, mas em comunhão com os outros inscritos.

A redação do ENEM 2020 é calculada mais facilmente, analisando a interpretação sobre o assunto proposto, bons argumentos e ortografia correta. A nota da redação pode ser de no mínimo 0 e no máximo 1.000.


Resultado nota do ENEM 2020

Devido ao grau de complexidade da TRI, os candidatos somente saberão qual foi a sua pontuação quando consultarem o resultado nota do ENEM 2020. O resultado poderá sair no site do ENEM 2020, mas precisamente na página do participante ENEM 2020.

Para ser ter uma base, o número 500 é a média de pontos. Por isso, quem conquistou menos terá chances menores, e quem conquistou mais terá chances maiores.

A média final é o resultado da soma entre a nota da redação e a TRI dos conteúdos, divido por 2.

Veja como acessar os resultados:

  • Tenha acesso a pontuação clicando na opção ‘Resultado’.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Nota ENEM 2020: Veja sua nota ENEM 2020