Nota de Corte SISU 2020: Cálculo, Cursos, Simulador, AQUI

A nota de corte SISU 2020 define quais pessoas serão classificadas em cada curso disponível. O próprio sistema de seleção permite que os candidatos simulem a nota de cote SISU 2020. A fim de descobrir sua possível classificação na disputa. No entanto, vale dizer que a definição exata dos pontos mínimos é divulgada apenas no fim das inscrições.

Nota-de-Corte-SISU-2020

Nota de Corte SISU 2020

Sobre o SISU 2020

O Sistema de Seleção Unificada (SISU), é um programa do governo utilizado pelas universidades públicas para definir os candidatos que serão classificados. O critério é a nota conquistada no ENEM.

Cerca de 63 instituições, de âmbito estadual e federal, utilizam o SISU como porta de entrada. Sendo necessário que os inscritos participem do ENEM 2020 no ano anterior, e pontuem mais do que zero na redação.

As inscrições são online, e acontecem duas vezes ao ano. Em janeiro e depois em junho, quando os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, turno e universidade.

A consulta de resultados também é virtual, quem não se classificar na primeira chamada pode se inscrever para a lista de espera. Em que são disputadas as vagas remanescentes. O processo de matrícula é presencial.


Nota de corte SISU 2020

Para cada curso, com seu respectivo turno, e universidade disponível, existe um número mínimo de pontos a ser alcançado no ENEM para conquistar a vaga. Uma pontuação base para classificação dos candidatos.

✓ Saiba mais sobre seu portal na Hora do ENEM 2020

Essa é a nota de corte SISU 2020, que considera quantas vagas são oferecidas e quantas pessoas se candidatam para essas vagas. Como o critério para desempate sempre será a pontuação, quem obtiver a melhor nota fica na frente.

Por isso, cursos como medicina e direito, embora ofereçam cerca de 90 vagas por turma. Ainda têm nota de corte alta, pois o número de pessoas inscritas é grande e a pontuação de desempate também cresce.

O mesmo acontece com universidades muito visadas, um mesmo curso pode ter nota maior ou menor dependendo da instituição de ensino, e do turno e campus oferecido, porquê reúnem mais ou menos interessados.


Cálculo notas de corte SISU 2020

O cálculo notas de corte SISU 2020, como já foi citado, utiliza os dados referente as vagas disponíveis e o número de inscritos.

✓ Veja outras formas de como usar a nota do ENEM 2020 para entrar na faculdade

Dessas informações é tirada a média de corte, que se atualiza mais de uma vez por dia para que o candidato possa acompanhar sua classificação. Já que a cada novo inscrito, o mínimo pode se modificar.

Cálculo notas de corte SISU 2020

Além disso, do total de vagas ainda é reservada oportunidades para cotistas. Garantido por lei, os negros, pardos, índios, estudantes da rede pública, baixa renda e deficientes, têm direito ao sistema de cotas.

Para que a disputa seja o mais justa possível, os inscritos em cada categoria disputam com aqueles que pertencem a mesma modalidade.


Cursos com notas de corte mais altas 2020

Na última edição do ENEM, em 2019, o portal G1 realizou um levantamento sobre os cursos com notas de corte mais altas 2020 no país. Ganham destaque, os seguintes:

  • Medicina – UFAC de Rio Branco: 861,77 em ampla concorrência;
  • Engenharia Civil – IFCE em Fortaleza: 874,85 em ampla concorrência;
  • Direito – UFF no campus Aterrado, Rio de Janeiro: 834,47 em ampla concorrência;
  • Engenharia Aeronáutica – USP de São Carlos em São Paulo: 894,75 em ampla concorrência;
  • Medicina – UFSC em Santa Catarina: 821,65 em ampla concorrência.

Simulador nota de corte SISU 2020

O sistema criou um portal que permite descobrir qual sua provável classificação na disputa. O simulador nota de corte SISU 2020 é online, mas também possuí link para ser baixado no computador.

No painel será preciso inserir região, nota em cada conteúdo da prova, curso, turno, universidade e modalidade de disputa. Acesse o Simulador do SISU por esse link.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Nota de Corte SISU 2020: Cálculo, Cursos, Simulador, AQUI