Nota de Corte PROUNI 2020: Como Funciona? Principais Cursos

A nota de corte PROUNI 2020 está inteiramente ligada ao processo de seleção do programa. Aqueles que conquistarem no ENEM uma pontuação compatível com a nota de corte PROUNI 2020, conseguirão as vagas. A ocupação das oportunidades é feita por um sistema informatizado que se atualiza a cada inscrição.

Nota de Corte PROUNI 2020

Nota de Corte PROUNI 2020

O que é o PROUNI?

O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) é uma criação do Governo Federal feita em 2004, com o objetivo de promover bolsas de estudos em instituições privadas. Os descontos podem ser de 50% ou integral.

O PROUNI 2020 é aplicado duas vezes ao ano dentro do país, apenas no segundo semestre de 2018 foram beneficiados 2,47 milhões de estudantes. Destes, 69% conseguiram a bolsa integral.

Nota de Corte PROUNI

Existe a possibilidade de aderir a bolsa integral, e financiar o restante do curso com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) também oferecido pelo governo.

As inscrições, escolha do curso e universidade e consulta por resultados, são feitos de maneira online. Apenas a matrícula é impreterivelmente presencial, dentro do cronograma estipulado para o semestre.


Como funciona a nota de corte PROUNI 2020

No processo de seleção, é utilizado como critério para desempate a nota que o candidato conquistou no ENEM do ano anterior. Sendo necessário para inscrição, pontuar mais do que 450 nas provas objetivas e mais que zero na redação.

Com base nesses dados, e tendo em vista o número de vagas oferecidas pela universidade para cada curso e turno. O sistema determina a nota de corte PROUNI 2020, um mínimo de pontos a ser conquistado para conseguir a aprovação.

Abaixo dessa média, os candidatos não conseguem se classificar. Quanto mais inscritos para uma mesma vaga, maior a nota de corte, pois o critério de desempate também aumenta. Cursos muito concorridos comprovam essa ideia. dê uma olhada também nas notas de corte SISU 2020!



Um mesmo curso pode ter corte diferente dependendo da universidade, do turno ou do campus oferecido. Pois, o número de inscritos também vai variar e a disputa fica mais acirrada ou menos acirrada.


Vagas para PROUNI 2020

A distribuição de vagas PROUNI 2020 está inteiramente ligada ao resultado da nota de corte PROUNI 2020. Como foi dito, o número de oportunidades a serem disputadas pode diminuir ou aumentar o critério para classificação.

As inscrições ficam disponíveis duas vezes ao ano, e os candidatos podem se classificar para bolsa parcial de 50% ou bolsa integral que cobre todos os gastos com a mensalidade. Também há reserva de vagas para cotistas.

De acordo com a lei, todos os processos seletivos federais devem destinar uma cota de oportunidades para pessoas com deficiência, declarados negros, pardos e índios. Mais detalhes acesse o site do PROUNI.

Na situação de cotista, o candidato disputa a nota de corte dentro das vagas oferecidas para aquele público. Isso significa que pessoas com deficiência, por exemplo, concorreram com os inscritos para esse mesmo perfil.

Caso não consigam se classificar na primeira chamada, todos os candidatos podem se inscrever para as vagas remanescentes. Nesse caso, são oferecidas as oportunidades que não se preencheram, e a nota de corte costuma ser menor.


Notas de corte PROUNI 2020

Escolhas que são muito visadas no mercado, têm pontuações de desempate maior no momento da disputa. Isso é normal, pois o número de inscritos também cresce.

Esses cursos são prestigiados por sua promessa de consolidação no mercado, estabilidade profissional e econômica. Confira, quais as notas de corte PROUNI dos principais cursos e veja quanto é necessário conquistar no ENEM.

  • Medicina – Média de 745 pontos;
  • Odontologia – Média de 660 pontos;
  • Engenharia Civil – Média de 646 pontos;
  • Psicologia – Média de 642 pontos;
  • Farmácia – Média de 635 pontos;
  • Biomedicina – Média de 633 pontos;
  • Enfermagem – Média de 632 pontos;
  • Direito – Média de 631 pontos;
  • Jornalismo – Média de 628 pontos;
  • Nutrição – Média de 622 pontos;
  • Arquitetura e Urbanismo – Média de 616 pontos.
Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Nota de Corte PROUNI 2020: Como Funciona? Principais Cursos