Categorias: Sem categoria

Nossa Bolsa ES 2020: Inscrições, Vagas, Como funciona e REGRAS

O programa Nossa Bolsa ES 2020 busca beneficiar estudantes vindos da rede pública de ensino que não têm condições de arcar com o valor do curso de graduação. O Nossa Bolsa ES 2020 é uma criação do Governo do Estado do Espírito Santo. Com edital aberto todos os anos.

Nossa Bolsa ES 2020

Como funciona o Nossa Bolsa ES!

Fundado no estado em 2006, a ideia do Nossa Bolsa é fazer com que os capixabas tenham acesso gratuito ao ensino superior. Principalmente para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com o valor da formação.

Os cursos ofertados são ministrados em instituições de ensino privadas. E além da graduação, considerado o nível mais visado, o programa também oferece oportunidade para mestrado, iniciação científica, tecnológica e de extensão.

Na última edição, em 2019, foram ofertadas 1.686 vagas em 30 universidades da região, com pelo menos 60 opções de cursos. Qualificando profissionalmente as pessoas de baixa renda e que vivem em situação de vulnerabilidade social.

✓ Participe dos programas:

Os processos de inscrição e seleção são online, e o candidato deve acessar o site dentro da data limite para se cadastrar. A matrícula é presencial na universidade na qual o candidato foi alocado.


Quem pode se inscrever no Nossa Bolsa ES 2020?

Existem regras que buscam filtrar o público que pode se inscrever no Nossa Bolsa ES 2020. Fazendo com que a seleção seja o mais justa possível.

De acordo com o edital, podem se candidatar a uma das opções disponíveis os que preenchem aos requisitos de:

  • Não ter sido beneficiário do Programa Nossa Bolsa;
  • Não ter concluído qualquer curso de graduação;
  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública dentro do estado, ou como bolsista em escola particular;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) no Estado do Espírito Santo;
  • Ter realizado o ENEM do ano anterior;
  • Residir no estado do Espírito Santo no ato da inscrição;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado.


Vagas Nossa Bolsa ES 2020

Quando um novo edital se abre, informações sobre o número de vagas Nossa Bolsa ES 2020 são as mais buscadas. Todos os anos são mais de 1.600 oportunidades nas unidades da região.

✓ Se inscreva para os técnicos:

No processo seletivo, ainda existe reserva de 20% das vagas para negros e outros 20% para candidatos que fazem parte do Programa Ocupação Social, e são moradores de áreas marginalizadas.

As bolsas são divididas em duas modalidades. Na primeira, o desconto é integral e o estudante não deve arcar com nenhum custo da mensalidade do curso. Essa categoria é dedicada a pessoas com renda familiar mensal igual a 1 salário mínimo por pessoa.

Na outra categoria a bolsa chega a 50% do valor do curso. Destinada ao candidato com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.


Regras do processo seletivo Nossa Bolsa ES 2020

Foram instituídas três fases para seleção dos candidatos. Com organização e regras do processo seletivo Nossa Bolsa ES 2020 indicadas no edital.

  • Inscrição online:
  • Entrega dos documentos;
  • Análise dos documentos.

A inscrição é feita no portal e os interessados devem preencher a uma ficha cadastral. Passam para a fase seguinte para entrega dos documentos, aqueles que pontuaram no mínimo 500 pontos na prova objetiva do ENEM e pelo 450 pontos na redação.

Com os documentos em mãos, a organização do programa inicia a seleção e parte para a etapa seguinte dividindo os candidatos por modalidade de bolsa. Conforme sua renda familiar.

Os inscritos são classificados por sua nota no ENEM, por isso é importante se dedicar a prova. As outras fases também são imprescindíveis e eliminatórias.


Inscrição Nossa Bolsa ES 2020

A inscrição Nossa Bolsa ES 2020 é feita via internet, no site do programa e pode ser acessada apenas durante o período indicado para cadastro. No mês de janeiro, normalmente.

O login necessita do número do ENEM, criado durante a inscrição na prova. O candidato pode escolher uma bolsa dentro das disponíveis por curso, turno e universidade.

O cadastro vai solicitar dados pessoais, como documentos, data de nascimento e endereço. Uma vez finalizada, não é possível retornar para modificar alguma informação.

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Nossa Bolsa ES 2020: Inscrições, Vagas, Como funciona e REGRAS

Últimas Notícias

  • Sem categoria

10 possíveis temas para a redação do ENEM 2020

Na preparação para a prova mais importante do país é interessante ter ideia de 10 possíveis temas para a redação…

2 horas ago
  • Sem categoria

ENEM Digital 2020: Prova do ENEM pelo Computador? Saiba Tudo AQUI!

Em julho de 2019 o MEC divulgou a aplicação do projeto piloto ENEM digital 2020. Inicialmente reservado para um pequeno…

2 dias ago
  • Sem categoria

Nota de Corte PROUNI 2020: Como Funciona? Principais Cursos

A nota de corte PROUNI 2020 está inteiramente ligada ao processo de seleção do programa. Aqueles que conquistarem no ENEM…

2 dias ago
  • Sem categoria

Nota de Corte SISU 2020: Cálculo, Cursos, Simulador, AQUI

A nota de corte SISU 2020 define quais pessoas serão classificadas em cada curso disponível. O próprio sistema de seleção…

5 dias ago
  • Sem categoria

SisFIES 2020: Inscrições, Acesso ao Portal, Regras FIES

O SisFIES 2020 é um portal de acesso as informações do programa de financiamento estudantil. Por meio do SisFIES 2020…

2 dias ago
  • Sem categoria

Mais Bolsas 2020: Inscrições, Como Funciona, Bolsas de 75%

O portal Mais Bolsas 2020 visa beneficiar jovens e adultos que não têm condições financeiras de arcar com o valor…

6 dias ago