Nossa Bolsa ES 2020: Inscrições, Vagas, Como funciona e REGRAS

O programa Nossa Bolsa ES 2020 busca beneficiar estudantes vindos da rede pública de ensino que não têm condições de arcar com o valor do curso de graduação. O Nossa Bolsa ES 2020 é uma criação do Governo do Estado do Espírito Santo. Com edital aberto todos os anos.

Nossa Bolsa ES 2020

Nossa Bolsa ES 2020

Como funciona o Nossa Bolsa ES!

Fundado no estado em 2006, a ideia do Nossa Bolsa é fazer com que os capixabas tenham acesso gratuito ao ensino superior. Principalmente para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com o valor da formação.

Os cursos ofertados são ministrados em instituições de ensino privadas. E além da graduação, considerado o nível mais visado, o programa também oferece oportunidade para mestrado, iniciação científica, tecnológica e de extensão.

Nossa Bolsa ES

Na última edição, em 2019, foram ofertadas 1.686 vagas em 30 universidades da região, com pelo menos 60 opções de cursos. Qualificando profissionalmente as pessoas de baixa renda e que vivem em situação de vulnerabilidade social.

✓ Participe dos programas:

Os processos de inscrição e seleção são online, e o candidato deve acessar o site dentro da data limite para se cadastrar. A matrícula é presencial na universidade na qual o candidato foi alocado.


Quem pode se inscrever no Nossa Bolsa ES 2020?

Existem regras que buscam filtrar o público que pode se inscrever no Nossa Bolsa ES 2020. Fazendo com que a seleção seja o mais justa possível.

De acordo com o edital, podem se candidatar a uma das opções disponíveis os que preenchem aos requisitos de:

  • Não ter sido beneficiário do Programa Nossa Bolsa;
  • Não ter concluído qualquer curso de graduação;
  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública dentro do estado, ou como bolsista em escola particular;
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) no Estado do Espírito Santo;
  • Ter realizado o ENEM do ano anterior;
  • Residir no estado do Espírito Santo no ato da inscrição;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado.


Vagas Nossa Bolsa ES 2020

Quando um novo edital se abre, informações sobre o número de vagas Nossa Bolsa ES 2020 são as mais buscadas. Todos os anos são mais de 1.600 oportunidades nas unidades da região.

✓ Se inscreva para os técnicos:

No processo seletivo, ainda existe reserva de 20% das vagas para negros e outros 20% para candidatos que fazem parte do Programa Ocupação Social, e são moradores de áreas marginalizadas.

As bolsas são divididas em duas modalidades. Na primeira, o desconto é integral e o estudante não deve arcar com nenhum custo da mensalidade do curso. Essa categoria é dedicada a pessoas com renda familiar mensal igual a 1 salário mínimo por pessoa.

Na outra categoria a bolsa chega a 50% do valor do curso. Destinada ao candidato com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.


Regras do processo seletivo Nossa Bolsa ES 2020

Foram instituídas três fases para seleção dos candidatos. Com organização e regras do processo seletivo Nossa Bolsa ES 2020 indicadas no edital.

  • Inscrição online:
  • Entrega dos documentos;
  • Análise dos documentos.

A inscrição é feita no portal e os interessados devem preencher a uma ficha cadastral. Passam para a fase seguinte para entrega dos documentos, aqueles que pontuaram no mínimo 500 pontos na prova objetiva do ENEM e pelo 450 pontos na redação.

Com os documentos em mãos, a organização do programa inicia a seleção e parte para a etapa seguinte dividindo os candidatos por modalidade de bolsa. Conforme sua renda familiar.

Os inscritos são classificados por sua nota no ENEM, por isso é importante se dedicar a prova. As outras fases também são imprescindíveis e eliminatórias.


Inscrição Nossa Bolsa ES 2020

A inscrição Nossa Bolsa ES 2020 é feita via internet, no site do programa e pode ser acessada apenas durante o período indicado para cadastro. No mês de janeiro, normalmente.

O login necessita do número do ENEM, criado durante a inscrição na prova. O candidato pode escolher uma bolsa dentro das disponíveis por curso, turno e universidade.

O cadastro vai solicitar dados pessoais, como documentos, data de nascimento e endereço. Uma vez finalizada, não é possível retornar para modificar alguma informação.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Nossa Bolsa ES 2020: Inscrições, Vagas, Como funciona e REGRAS