FIES 2020: INSCRIÇÃO, Datas e Como Funciona

A adesão ao FIES 2020 vem sendo um dos benefícios mais visados para o ingresso em universidades. Assim como os outros programas do Governo Federal, o FIES 2020 utiliza como critério de seleção a nota do ENEM. No entanto, mais do que isso, considera o rendimento familiar do candidato.

FIES 2020

FIES 2020

Como funciona o FIES?

Criado pelo Governo Federal e tendo como órgão administrativo o Ministério da Educação (MEC), o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem como propósito financiar cursos do ensino superior de instituições privadas.

Os interessados em conseguir o financiamento devem ter realizado a prova do ENEM a partir da edição de 2010, e pontuado mais que 450 nas provas e obtido nota superior a 0 na redação do ENEM.

A ideia é que o FIES 2020 faça um empréstimo do valor total do curso ao universitário, e depois de formado o profissional devolva essa quantia em parcelas com juros.

A criação do Novo FIES dividiu o público de atendimento em duas modalidades, alterando a forma de benefício. Veja:

  • Modalidade I: Candidatos com renda familiar mensal de até 3 salários mínimos – juros zero;
  • Modalidade II: Candidatos com renda familiar mensal de até 5 salários mínimos – juros conforme política do banco.

Quem se caracteriza na segunda modalidade participa da seleção do chamado P-Fies. Entenda melhor sobre cada categoria assistindo ao vídeo produzido pelo MEC.


Calendário FIES 2020 atualizado

Todas as etapas do FIES 2020 são organizadas e pré datas no calendário FIES 2020. Essa é uma das principais orientações para seguir corretamente o processo seletivo.

Deixar de participar de alguma etapa implica no cancelamento da vaga do candidato. Por isso, se atente aos períodos:

  • Inscrições: 4 a 7 de fevereiro (via internet);
  • Resultado: 25 de fevereiro;
  • Complementação da inscrição na modalidade FIES: 26 de fevereiro a 7 de março;
  • Complementação da inscrição postergada: 28 de fevereiro a 11 de março;
  • Inscrição lista de espera: 27 de fevereiro a 10 de abril.

Não é comum que os prazos sejam alterados, o MEC apenas reformula o calendário caso ocorra algum tipo de erro.

O que aconteceu na última edição, em 2019, quando os candidatos já selecionados não conseguiam confirmar sua inscrição e fazer a negociação com o banco ou comparecer até a universidade. Nesse caso, reconhecendo falha no sistema o MEC prorrogou o prazo de inscrição.

Mas, segundo o Luiz Blumm, diretor de gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, afirmou na nota divulgada pelo MEC, tanto os universitários como a instituição, podem ficar tranquilos sobre a cobrança de mensalidade.

Após a contratação, as instituições serão ressarcidas retroativamente. O prazo foi estendido até o dia 12 para que todos os alunos tenham a validação completa.

Blumm ainda afirma que as instituições não podem fazer a cobrança dos alunos que já estão frequentando as aulas mesmo com a falha no sistema, pois o contrato não foi devidamente assinado.


Inscrição FIES 2020

O processo de inscrição FIES 2020 passa por mais de uma etapa. A princípio os interessados devem acessar a página do programa e preencher a ficha cadastral. Nesse momento, devem ser escolhidos 3 cursos e instituições por ordem de preferência.

O critério para seleção dos inscritos é a nota conquistada no ENEM, considerando o número de vagas oferecidas no curso, instituição e turno escolhido. Além da modalidade de disputa.

Quem participa da categoria P-Fies e depende de uma agência bancária parceira e de um fiador pra conseguir o financiamento, precisa comparecer dentro do prazo determinado até a universidade para conseguir o benefício. Conforme afirma o Governo Federal:

A partir do momento da validação das informações, o MEC tem três dias úteis para repassar as informações dos estudantes às instituições bancárias. A partir daí começa a contar o prazo de 10 dias para que o estudante faça a contratação do financiamento junto ao banco.

Aprenda como é feita a inscrição online do Novo Fies:

  • Acesse o site do FIES e clique na opção ‘Fazer minha inscrição’;

Inscrição FIES 2020

  • Preencha os campos solicitados;

Inscrição FIES 2020

  • Responda aos questionários e insira todas as informações conforme cada etapa.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

FIES 2020: INSCRIÇÃO, Datas e Como Funciona