Como Usar a Nota do ENEM 2020 Para Entrar na Faculdade

Antes mesmo de participar da prova os estudantes planejam como usar a nota do ENEM 2020 para entrar na faculdade. Há métodos para universidades particulares e públicas. Veja como usar a nota do ENEM 2020 para entrar na faculdade e quais os principais programas que aceitam a pontuação.

Como Usar a Nota do ENEM 2020 Para Entrar na Faculdade

Como Usar a Nota do ENEM 2020 Para Entrar na Faculdade

Como usar a nota do ENEM 2020 para entrar na faculdade

Antes de qualquer coisa o estudante precisa entender a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Todos os anos a prova é aplicada para mais de 5 milhões de jovens, a maioria com o mesmo propósito: entrar para faculdade.

Quem participa do ENEM 2020 e ainda cursa o 1° ou 2° ano do Ensino Médio, presta o vestibular para autoconhecimento. Apenas os estudantes que concluirão o ciclo naquele ano é que podem utilizar a pontuação para o ensino superior.

Um dos propósitos do exame é avaliar as habilidades e competências dos estudantes. Além disso, a média de notas ajuda na computação do crescimento acadêmico e no controle de ensino feito pelo Ministério da Educação (MEC).

Para os participantes, o grande objetivo desse vestibular é o de facilitar a entrada no ensino superior. Por meio de sistemas promovidos pelo Governo Federal, como SISU e Prouni. Ou complementando pontuação em vestibular de instituição privada.


Usar a nota do ENEM 2020 no SISU

Um dos mais disputados programas promovidos pelo Governo Federal é o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Este que serve como método de seleção de calouros para mais de 63 universidade públicas do país.

Seguindo o calendário próprio do SISU, os interessados acessam a página do sistema e preenchem um cadastro com o seu login e senha criados durante a participação no ENEM. Automaticamente sua nota será inclusa na ficha.

O candidato pode escolher até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência. A seleção feita pelo programa utiliza como base o número de vagas disponíveis e o número de inscritos para essas mesmas vagas.

Assim é criada a nota de corte que representa um mínimo a ser pontuado para estar entre os possíveis aprovados. Logo, a classificação é feita por pontos e quem obtiver as melhores notas ocupará o topo do ranking.

Com isso, cursos mais disputados como medicina e direito, têm notas de corte maior. Bem como universidades com muitos inscritos, como por exemplo: USP, UFG, UFMG, UFRN, UFRJ, UEMS, UFAL, UFRA, UEL e etc.

Usar a nota do ENEM 2020 no SISU


Usar a nota do ENEM 2020 no Prouni

Outro programa que recebe milhares de inscritos todos os anos é o Programa Universidade para Todos (Prouni). O objetivo é conceder bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino.

As inscrições acontecem via internet, no site do programa os interessados inserem o login e senha criados durante a inscrição no ENEM. Os tipos de bolsas dependem da renda do candidato:

  • Bolsa integral (100%): para estudantes com renda familiar mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa;
  • Bolsa parcial de 50%: para estudantes com renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Os inscritos são selecionados de acordo com as suas pontuações no ENEM, sendo que aqueles que obtiverem boas notas têm mais chances de conseguir a vaga.


Simulador nota do ENEM 2020

Ainda não sabe como usar a nota do ENEM 2020 para entrar na faculdade? A dica é pesquisar sobre cada um dos programas promovidos pelo MEC.

E ainda, saber qual a política das instituições privadas que utilizam o exame como substituição do vestibular. O canal Mundo Vestibular mostra 4 formas de utilização dos pontos.

Outra forma de saber como utilizar sua conquista na prova é participando do simulador nota do ENEM 2020. Alguns sites privados possuem essa ferramenta, um exemplo é o portal Quero Bolsa. Veja como fazer:

  • Acesse o Simulador Quero Bolsa e preencha o quadro para filtragem. Em seguida, clique em ‘Consultar’;

Simulador nota do ENEM 2020

  • O portal vai indicar quais universidades e programas podem ser utilizados com base na sua pontuação e curso desejado.

Simulador nota do ENEM

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Como Usar a Nota do ENEM 2020 Para Entrar na Faculdade