10 possíveis temas para a redação do ENEM 2020

Na preparação para a prova mais importante do país é interessante ter ideia de 10 possíveis temas para a redação do ENEM 2020. Com base nessas possibilidades o candidato consegue se preparar melhor para uma pontuação mais vantajosa. Os 10 possíveis temas para o redação do ENEM 2020 foram definidos com base nas últimas edições. Lembrando que o tema exato é descoberto apenas no dia do exame.

10 possíveis temas para a redação do ENEM 2020

10 possíveis temas para a redação do ENEM 2020

Sobre a importância do ENEM 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas do Brasil. Organizada pelo Ministério da Educação (MEC), o vestibular é dedicado aos brasileiros que desejam ingressar no ensino superior.

Por meio da nota conquistada na prova o candidato pode se inscrever em programas do governo. Como o SISU, que oferece vagas em universidades públicas. O PROUNI que concede bolsas de estudos em instituições privadas.

E o FIES que permite o financiamento dos cursos em universidades particulares. Além do mais, diversas instituições de ensino usam a nota do ENEM como método para seleção dos seus alunos, por meio de programas próprios.

A prova do ENEM 2020 acontece uma vez ao ano, no início de novembro. Podem participar todos aqueles que cursam a partir do 2° ano do Ensino Médio (EM). E utilizam a nota para a universidade quem está no último ano do EM ou já concluiu essa etapa.

✓ Veja as principais notas de corte dos programas:


Redação do ENEM 2020

Dentro de um estrutura complexa de prova, com 180 questões objetivas, a redação do ENEM 2020 ainda é a mais temida etapa.

Aplicada no primeiro dia de exame o candidato precisa organizar 5h30 que tem disponível para resolver 45 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais 45 questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias, e a redação.

Na prova é inserido um enunciado sobre o tema para redação do ENEM 2020. Um texto relacionado ao assunto, e a proposta de que o candidato disserte em até 30 linhas sua opinião a respeito do tema.

Haverá uma folha de rascunho para que o vestibulando escreva todas as suas ideias e depois passe para a folha de resposta, certificando-se de que cumpriu com as exigências de número de linhas e organizou corretamente suas ideias.



A nota da redação do ENEM pode chegar a 1 mil pontos, quem consegue essa marca são poucos dos candidatos. Por isso, quando há casos de conquista esses jovens são enaltecidos.

✓ Entenda como será o ENEM Digital 2020


Temas da redação do ENEM dos anos anteriores

Para se ter uma ideia de como vai funcionar o exame é legal usar como referência os temas da redação do ENEM dos anos anteriores. Embora os assuntos não se repitam o candidato terá uma base do nível de complexidade da proposta.

É importante lembrar que os assuntos nunca trarão lado político, social ou econômico do país. Por exemplo, crise financeira, atraso na fila do SUS ou falta de verba para educação.

Como se trata de uma prova promovida pelo governo a União jamais será citada diretamente. Mas, durante a redação o candidato pode sim trazer referências históricas sobre o funcionamento do comando do país.

Perceba o que se pede no exame com base nas edições passadas:

  • ENEM 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • ENEM 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
  • ENEM 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
  • ENEM 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
  • ENEM 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil.

10 possíveis temas para a redação do ENEM 2020

O MEC deve priorizar assuntos atuais que representem uma minoria, discuta possíveis soluções sobre deficiências na sociedade e também sirva como reflexão para os candidatos.

 possíveis temas para a redação do ENEM 2020

Com base nisto, o Estadão divulgou 10 possíveis temas para a redação do ENEM 2020, após consultarem professores e coordenadores de Português de colégios de São Paulo. Chegando a lista de:

  • Obesidade;
  • Mobilidade urbana;
  • Vacinas;
  • Proteção à infância;
  • Segurança pública e sistema carcerário;
  • Pirâmide etária e reforma da Previdência;
  • Saúde mental;
  • Doação de órgãos;
  • Sustentabilidade e meio ambiente;
  • Segurança no trânsito.

Lembrando que a confirmação do assunto é feita apenas no dia da prova durante a realização da mesma. Após o fechamento dos portões e início da prova o MEC também divulga o tema em seus canais de comunicação.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

10 possíveis temas para a redação do ENEM 2020